Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com |
O Decreto Municipal de Teresina com as medidas restritivas
sanitárias para as próximas semanas foi publicado neste domingo (02) e entre as
medidas flexibiliza o funcionamento aos sábados, seguindo as orientações dodecreto estadual. O toque de recolher
acontece das 23h às 5h. A prefeitura também autorizou delivery e drive-thru do
comércio em geral no domingo(09), diferente do governo do Estado que determina
que só as atividades essenciais funcionem.
O decreto assinado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), determina que bares e restaurantes com utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação musical poderão funcionar a partir desta segunda-feira(03) até às 22h do sábado (08), desde que não gerem aglomerações. A medida deve agradar o setor, já que na semana passada, os estabelecimentos tinham que escolher se ficavam abertos no sábado até às 16h ou na segunda-feira. Uma reivindicação do setor, era o funcionamento até à noite, aos sábados e sem necessidade de fechamento na semana.
A Prefeitura continua suspendendo as atividades que envolvam aglomeração, como em eventos culturais, atividades esportivas e sociais, e o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambientes fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
O comércio em geral poderá funcionar por até nove horas diárias, devendo informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas - SAADs de sua região, o seu horário de funcionamento, desde que não ultrapasse às 20 horas.
Já no domingo (09), o sistema delivery ou drive-thru poderá funcionar para o comércio em geral.
Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios até as 23h, quando começa o toque de recolher até às 5h.
No Decreto, o prefeito argumenta que foi possível flexibilizar mais as medidas restritivas devido ao aumento da quantidade de doses de vacina e aceleração do processo de imunização da população e de não haver fila de espera por leitos clínicos de UTIs na capital.
Teresina já registrou 85.782 casos confirmados de Covid-19 e 1967 mortes pela doença desde o ano passado.
0 Comentários