Protagonismo: mulheres ocupam 90% dos cargos de liderança na Saúde municipal de Timon

Fotos: Reprodução (CGCom/Sems/PMT)

Na contramão das estatísticas do mercado de trabalho nacional,  em que homens  ainda são maioria em cargos de comando, na Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), 90% das coordenações e direções são comandadas por mulheres. 

O significativo percentual de mulheres em cargos de liderança da SEMS mostra o protagonismo delas na definição do planejamento de estratégias de saúde do município.

Na pasta municipal, as mulheres comandam as  coordenações e direções de Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Saúde Mental, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Municipal do Parque Alvorada, Centro de Reabilitação Maria do Carmo Neiva, Policlínica, Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher (CAISM), Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil (CAEMI),  Vigilância Epidemiológica, Serviços Gerais, Centro de Testagem e Aconselhamento, Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS),Vigilância Sanitária, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Infanto-Juvenil, CAPS Adulto, CAPS AD, Equipe Multidisciplinar, Planificação, Supervisão de Atenção Primária, Diretoria Administrativa e Financeira, Contábeis, Planejamento, Auditoria, Diretoria de Compras, Diretoria de Recursos Humanos, dentre outras. 

A prefeita Dinair Veloso destaca que é com muita satisfação que vê mulheres ocupando lugares de destaque na gestão da Secretaria Municipal de Saúde. “Esse percentual significativo mostra que nossa gestão empodera mulheres. Sou grata às mulheres que fazem a saúde municipal. A cada uma delas, quero deixar aqui o meu muito obrigada”, ressalta a prefeita.

Mulheres no comando

As mulheres do comando ajudam a planejar e manter as estratégias de saúde do município. No auge da pandemia da Covid-19, Timon se destacou no avanço da vacinação e nas medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. Karlla Emanuela, diretora de Vigilância em Saúde, destaca que o empenho das profissionais de saúde foi crucial para o sucesso da campanha de imunização. 


“Assumir a Vigilância em Saúde, no início de uma pandemia, foi muito desafiador, mas sabia que seria  engrandecedor. Para liderar uma pasta da Saúde, que é muito complexa, é  preciso ter certeza do seu propósito e resiliência”, ressalta Karlla Emanuela.

No comando de toda a Rede de Atenção Primária à Saúde de Timon, está Geovana Luz. Nos últimos meses, as Unidades de Atenção Básica intensificaram serviços e desenvolveram importantes ações,  como a implantação do Prontuário Eletrônico, ampliação do TeleNordeste, Cuidar Saúde,  Gestor Saúde, Planificação, dentre outras.  Ela também é presidente do Conselho Municipal de Saúde. 

“É muito importante para mim administrar a porta de entrada dos serviços de saúde do município, uma pasta que acompanha a saúde das pessoas em todas as fases da  vida. Temos uma equipe engajada, preocupada em avançar. Como mulher e profissional, sou feliz por esse reconhecimento”, pondera Geovana Luz. 

Há quase 10 dez anos à frente da Policlínica Municipal, a diretora Oglaide Noleto se destaca pela resolutividade perante os desafios do cargo que ocupa. Além de comandar as estratégias de consultas e exames especializados ofertados pelo município, Oglaide organizou a demanda de atendimento dos pacientes e também coordena a campanha Novembro Azul, que conscientiza os homens sobre o câncer de próstata.  


“Sou muito satisfeita em fazer parte da equipe da Policlínica há quase uma década. Quando assumi a diretoria administrativa da Policlinica, foi um grande  desafio  que me foi confiado. Como sou uma pessoa  de muita fé e, graças a Deus, juntamente com o apoio da equipe da Policlínica e de toda a Secretaria  de Saúde e gestão, venho conseguindo dar o melhor  de mim no gerenciamento das ações e serviços  da Policlínica. Hoje, a Policlínica é  uma Clínica  de Média Complexidade, possuindo 22 especialidades médicas e 5 complementares, além de um grande  leque de  exames laboratoriais e de imagens, e ainda atividades educativas, procurando sempre dar um melhor  acolhimento e agilidade dos serviços da Policlínica  à  População Timonense e adjacências. Tenho  como prioridade o atendimento humanizado para os nossos munícipes. Desde o momento em que o paciente chega, até o momento em que termina o atendimento, temos  a preocupação em perceber se ele teve todo o atendimento necessário. Sempre procuro conversar com os pacientes, entender os problemas e, assim, pelo diálogo, vamos avançando”, conta Oglaide.

Maria José Torres é diretora administrativa do CAISM há 9 anos. Conhecida entre as pacientes como “Mazé da Saúde”,  a sua gestão é marcada pela excelência e referência no atendimento às mulheres timonenses. Quando ela iniciou sua trajetória no CAISM, cerca de 7 mil mulheres eram acompanhadas pelo Centro e, hoje, esse número subiu para 30 mil. 

“A população feminina acredita no trabalho do CAISM. Pra mim, é gratificante estar à frente da direção do CAISM e poder ajudar outras mulheres. Tenho aprendido muito com elas. É um desafio que a gestão me colocou, que é entendé-las e estar sempre pronta para dialogar. As pacientes são mulheres que têm vários problemas  e a gente sempre tem que estar pronta para garantir esse atendimento”, conta a diretora Maria José Torres.

Para o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, o trabalho das mulheres nos cargos de liderança é resultado do profissionalismo e comprometimento delas. 

“O profissionalismo e comprometimento das mulheres são diferenciais na Secretaria de Saúde, e na gestão da nossa prefeita Dinair Veloso as mulheres são, sim, protagonistas. A inegável competência dessas mulheres fazem a Saúde de Timon ser referência não só regional,, como estadual. É um privilégio trabalhar ao lado de mulheres tão profissionais. Eu agradeço o empenho de todas elas”, destaca. (CGCom/Sems/PMT)


Postar um comentário

0 Comentários