Fotos: CGCom/Sems/PMT) |
Nesta quinta-feira (1), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgias no Hospital Municipal Dr. José Firmino de Sousa, o Hospital do Parque Alvorada.
Desta vez, entre as pequenas cirurgias ortopédicas, realizadas pelo médico Hudyson Rocha, estão: remoção de cistos sinovial, retirada fios de Kirschner (fio de aço utilizado para fixação óssea), dentre outras. Os pacientes foram idosos, jovens e uma criança.
Silmara Rocha, mãe do pequeno José Igor, de 8 anos, conta que o filho fraturou o braço e precisou colocar fios de Kirschner.
Lucídio Sousa, 64 anos, sofria há anos com incômodo de um corpo estranho em uma de suas mãos. Com uma vida de trabalho ativa, o idoso já estava com dificuldades de movimentar a mão e procurou atendimento no HPA.
“Fiz uma consulta, o médico examinou, fiz uma ultrassom no mesmo dia, tudo aqui no HPA, e logo após receber o resultado da ultrassom, já foi marcada a cirurgia. Demorou apenas uma média de 8 dias. Esses mutirões de cirurgia é uma grande ação do governo, coisa que não existia. Isso mostra que a prefeita está trabalhando e a saúde está sendo desenvolvida”, avalia Lucídio.
HPA alcança meta mensal
O Hospital do Parque Alvorada atingiu, no mês de maio, a meta de 100 procedimentos cirúrgicos mensais. A Prefeitura de Timon fez adesão ao Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias, do Ministério da Saúde, e o hospital ampliou a realização de cirurgias.
“A intensificação da realização dessas cirurgias é muito importante para o município, pois reduz a demanda por procedimentos cirúrgicos e a meta é seguir avançando. Agora em maio, batemos a meta de 100 cirurgias em 30 dias. A o objetivo da prefeita Dinair Veloso é avançar cada vez mais e diminuir, o máximo possível, a demanda por procedimentos cirúrgicos no município”, ressalta Márcio Sá, secretário municipal de Saúde. (CGCom/Sems/PMT)
0 Comentários